CARMOTECA

Ao serviço da Comunidade do Lumiar

Somos o serviço de Acção Social da Paróquia de N. Sra. do Carmo: atentos, disponíveis e ao serviço!


Forma de Actuação Missão, Visão e Valores

O Centro Social Paroquial partilha uma visão de longo prazo assente nos princípios da Doutrina Social da Igreja e encontra-se fortemente comprometido com a comunidade na qual se propõe intervir de modo profissional e qualificado, possuindo os seguintes elementos na sua matriz cultural:

Missão:
A Carmoteca tem como missão a oferta e desenvolvimento de respostas sociais que melhorem a qualidade de vida dos Utilizadores valorizando as respetivas Famílias e a Comunidade em que se insere.
Visão:
Ser reconhecida como uma IPSS de excelência nas respostas sociais que disponibiliza, tendo como meta a plena satisfação dos seus utilizadores e a melhoria contínua das suas valências.
Valores:
Respeito pela Dignidade Humana, Solidariedade para com os necessitados, Desenvolvimento Social e Sustentável.

Valências

Integradas em Acordo de Cooperação com o Instituto da Segurança Social

Centro Comunitário

É um espaço aberto a toda a comunidade que promove a melhoria das condições de vida das pessoas que acompanha, a sua integração social e o desenvolvimento local através de um sistema integrado de respostas adaptados às diferentes faixas etárias.


Serviço de Apoio Domiciliário

É um serviço dirigido à população idosa do Lumiar e é realizado através da prestação de um conjunto variado de serviços, garantindo o conforto e bem-estar dos utentes.


O Centro Social Paroquial possui uma organização simples e desenvolve a sua actividade através de duas valências: Centro Comunitário e Serviço de Apoio Domiciliário.

Os Orgãos gerentes são compostos pela Direcção e Conselho Fiscal. Todos paroquianos, indicados pelo Pe. Duarte e nomeados por D. Manuel Clemente - Patriarca de Lisboa, estão em serviço pro bono à Carmoteca. Colocam o seu saber, disponibilizam o seu tempo e juntamente com a Equipa Técnica servem a Comunidade do Alto do Lumiar.

Nas suas diversas actividades a Carmoteca, de 2ª a sábado, tem ao serviço da comunidade, um conjunto de profissionais qualificados que actuam em todas as faixas etárias.

Órgãos Directivos

Os Órgãos de Gerência do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Carmo do Alto do Lumiar, eleitos por mandatos de quatro anos, adotam princípios, regras e modelos de gestão exigentes e profissionais, seguindo a Doutrina Social da Igreja.

A composição do atual mandato (2017-2021) é a seguinte:

Direcção:

Tiago Mesquita Nunes Petrucci - Presidente
Maria Pia Alves Martins - Vice-Presidente
Maria Cristina Rogado - Secretária
Maria Filomena Melo e Oliveira - Tesoureira
Maria Benedita Duarte Turras - Vogal

Conselho Fiscal:

Luís Raposo - Presidente
Victor Castro Rosa - Secretário
Jorge Cortes Martins - Vogal

Equipa

Equipa

A Carmoteca, integrada na freguesia do Lumiar, é uma instituição que se encontra ao serviço de todos aqueles que de nós necessitam, nas suas diversas áreas. Para o efeito, conta com os seguintes profissionais: 


Direcção Técnica e Executiva:

Elisabete Lopes Rodrigues

Equipa Técnica:

Ana Carolina Félix - Psicologia
Ana Sofia Fonseca - Espaço Sénior
Mariana Gonçalves - Animação Sóciocultural
Rita Corrêa de Oliveira - Serviço de Apoio Domiciliário
Sofia Almeida Cabeças - Casa de Naim e Gabinete de Acomp. Social

Equipa Auxiliar:

Ariana Silva                 Joana Aparício
Miguel Piedade           Otília Elhami
Sandra Rodrigues        Virgínia Antunes         Vitor Cangalhas